quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A importância de ser feliz.

Acredito que em algum momento da vida você já se questionou, ou até mesmo, já questionaram você com a seguinte frase: você é feliz???

Mas, o que é felicidade, se não algo efêmero. Acredito que a felicidade, ou os momentos felizes, é aquilo que nos move, que nos impulsiona a sempre buscarmos o melhor. A felicidade vem de dentro para fora. Acredito que não haja uma pessoa que é 100 % feliz, mas acredito que existam pessoas que tentam fazer de cada momento algo motivador para alcançar a felicidade. 

A exemplo disso, posso citar, alguém que perdeu o emprego, mas que encara tal situação como oportunidade de encontrar outro melhor ou ir a busca de novos rumos e fazer o que lhe deixará feliz e motivado.  

Pessoas que encaram situações de adversidade como mola propulsora são mais motivadas e bem resolvidas. Ao invés de se questionarem "porque comigo?", elas simplesmente adotam atitudes positivas que as levarão em direção a dias promissores. Esse tipo de atitude podemos nomear como resiliência, ou seja, é a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico sempre encarando essas situações como fonte inspiradoras para o sucesso.

Acredito que ser feliz é alcançar a plenitude. Há quem diz que ser feliz é ter tudo o que deseja, pois eu discordo. A felicidade não está nas coisas materiais, mas sim no que você é, na forma que você encara a vida. Muitas pessoas de posses mesmo possuindo todas as riquezas inimagináveis encontram-se amarguradas, infelizes e vazias. Mesmo com todo dinheiro do mundo, a felicidade que elas tanto procuram não estão nos bens que elas possuem, mas naquilo que o dinheiro não compra como: falta de momentos verdadeiros, de amor próprio, de amizades e amores sinceros.

Existem pessoas que passam a vida a busca da felicidade e esquecem de ver que, a felicidade, vem de dentro para fora. É algo que todos nós possuímos, mas que no decorrer da vida, confundimos com a sensação de "posses materiais". Vejo muitas pessoas vivendo seus dias com as seguintes frases: " Ah, quando eu tiver dinheiro, poderei viajar", "Ah, quando eu tiver dinheiro, colocarei silicone e encontrarei alguém que me ame". Nessas frases encontram-se os maiores pecados e equívocos. Felicidade não tem nada a ver com  dinheiro. Se quer ser feliz viajando, guarde dinheiro, parcele sua viagem, não deixe de ser feliz. Amor, não se compra, não ache que fazendo plásticas encontrará o amor de sua vida. A pessoa que te ama, ama você de qualquer forma. Mesmo sendo clichê é a mais pura realidade. 

A felicidade está em você saber quem você é, o que você ama e o que te inspira. É algo interno, intrinsecamente relacionado ao amor que você tem pela vida, por você mesmo, pela forma que você enxerga e encara o mundo.

Acredito que vivemos de momentos; hora felizes, hora tristes e hora neutralizados. Porém, momentos felizes servem como fatores motivacionais em dias dificultosos, eles nos faz retomarmos a esperança e ir de encontro com a felicidade que outrora tínhamos. 

Quando quero saber se sou feliz, costumo parar e pensar na seguinte situação:
" Será que a criança que eu era ficaria feliz com a mulher que eu me tornei?; 
Será que essa criança teria orgulho e admiração do que me tornei hoje?;
Será que fui de encontro com os sonhos ansiava, quando criança?"

Se todos as respostas forem sim, então significa que estou no caminho certo. Caso contrário, devo me rever como pessoa. 

Esse exercício de se visualizar com o olhar de uma criança, faz com que enxerguemos fatores óbvios que, geralmente quando adultos, temos a facilidade de complicar. Esse visão cognitiva faz com que simplifiquemos as coisas e reestruturemos nossos caminhos rumo à felicidade. 

Como dizia o poeta:

"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente."
Érico Veríssimo

Acredito que o sol nasce para todos e, é dever de cada um, tornarmos nossos dias os melhores possíveis. Não postergando o que podemos realizar hoje e fazendo das dificuldades degraus para nosso êxito rumo à direção Sul da felicidade!

 Thays Helena.










Nenhum comentário:

Postar um comentário